
O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística) enviou comunicado às emissoras de TV pedindo clareza nos critérios adotados para a medição de audiência.
A medida foi tomada após a Rede Globo ter utilizado números diferentes para registrar os índices de audiência. O critério adotado foi recomendação do próprio Ibope, porém, apenas a rede da família Marinho adotou o novo sistema. A emissora exclui da medição as TVs ligadas em outros aparelhos, como DVD e videogames.
A novela "Cama de Gato", por exemplo, é sintonizada por 59% das televisões do país na faixa compreendida entre 18h e 19h. Caso sejam computadas as TVs ligadas com outros aparelhos, o índice cai para 55%.
O sistema é chamado de TLE (total ligados especial) e foi recomendado pelo Ibope há mais de um ano, mas apenas a Globo o adotou. Outras emissoras mantiveram o critério anterior, porque os resultados tiveram alterações proporcionalmente menores.
O Ibope orienta para que as emissoras informem sempre se aferem audiência com todos os televisores ligados ou apenas com os sintonizados em programação de TV.
Portal Imprensa











0 comentários:
Postar um comentário